PVC está em todos os produtos e lugares
No passado, Policloreto de Vinila, ou simplesmente PVC era conhecido principalmente pela aplicação em tubos e conexões. Hoje, ele sai de trás das paredes e ganha espaços nobres e passa a agregar não somente sua eficiência como produto, mas também beleza e estilo.
Exemplo disso é a aplicação do PVC na moda. Por sua versatilidade e capacidade de se transformar em um produto rígido ou flexível, opaco ou brilhante, colorido ou transparente, entre tantas outras características, o produto tem estado presente nas coleções de importantes estilistas, tanto em roupas, quanto em calçados e acessórios.
Conhecido pelo seu valor e utilidade na área da construção civil, o PVC chamou a atenção do diretor de criação Oskar Metsavaht, que aplicou o produto para inovar a coleção Verão 2009 da Osklen, apresentada na tradicional São Paulo Fashion Week. Ele utilizou tecidos, calçados e acessórios feitos com PVC cristal holográfico, conseguindo materializar perfeitamente a nova coleção graças à característica reflexiva do material, que resultou em um visual colorido e moderno. Por ser um plástico versátil, o PVC continua a atrair a atenção de estilistas e profissionais da moda, como é a produção de Lorenzo Merlino, estilista brasileiro que utiliza esse material em suas coleções.
Na construção
A participação do PVC na Indústria de Construção não é novidade, pois os tubos e conexões já vêm sendo usados há muito tempo e com longa vida, podendo ainda ser encontrado em pleno uso na Alemanha, por mais de 60 anos. Atualmente, além dos tubos e conexões, o PVC é utilizado na fabricação de janelas, perfis, pisos, fios e cabos, cercas, portas sanfonadas, divisórias, forros, decks e coberturas de piscinas, formas de concreto, entre outros. Assim, aproximadamente 64% de todo o PVC consumido no Brasil é direcionado para a Indústria de Construção, correspondendo a US$ 1,5 bilhão.
Na medicina
Os diversos produtos e artigos médicos feitos à base do plástico PVC, apesar de sua grande utilidade e de estarem consagrados devido ao seu uso, passam quase despercebidos na rotina dos profissionais de saúde. Muitos instrumentos hoje em exames, cirurgias e recuperação de pacientes utilizam produtos à base de PVC: bolsas de sangue, tubos endotraqueais, bolsas de soro, cateteres cardiovasculares, tubos que saem do coração do paciente e levam o sangue até a máquina de circulação extra-corpórea, sondas e equipamentos de alimentação enteral, cânulas de perfusão e ponteiras para micropipetadores e equipos para soro são alguns dos produtos PVC aplicados na medicina.
Nas embalagens
Apesar de ser usado em quase todos os tipos de embalagens, como filmes para embalar alimentos, frascos para cosméticos, garrafas de água mineral, material de higiene e limpeza, entre outros, o PVC passa despercebido pela grande maioria dos consumidores. Porem, é nas gôndolas refrigeradas de carnes, nos “displays” de pães e doces, nas prateleiras de frutas e verduras, nas seções de cosméticos, que o consumidor poderá conhecer as diversas aplicações do PVC no segmento de embalagens.
Fonte: O Diário de Mogi
|